Sobre
Fundado em 1988 por Frei José Luiz Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis é mantido pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Atualmente, 47 meninas compõem o coro que tem em seu repertório música sacra, folclórica e popular.
Em sua trajetória destaca-se a participação no Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia no 8 “dos MIL” de Mahler; no Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é contada e cantada; e no projeto MPB em Conversa, que fala sobre o ciclo da música popular brasileira, relacionada à história do Brasil. O Coral das Meninas dos Canarinhos já realizou turnês em diversas regiões do país e em Portugal durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e teve participação em duas faixas na gravação de um CD de MPB, junto com o Coral dos Canarinhos. As turnês artísticas se tornam fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.
Em 2014, um passo importante para a história do Coral foi dado. Depois de 26 anos de existência, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis preparou seu primeiro Cd, com três canções inéditas, compostas pelos Maestros Marco Aurélio Lischt, Antônio Gastão e Alexandre Schubert, produzidas especialmente para o disco. A gravação contou com os técnicos Márcio Werderits e Alexandre Rabaço.
O Coral recebeu o prêmio Maestro Guerra Peixe, na categoria Música Erudita pela apresentação do oratório “A Paixão segundo São João”, realizada junto com o Coral dos Canarinhos e com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis no ano de 2016. Em 2018, as Meninas dos Canarinhos realizaram uma turnê com cinco apresentações nas cidades de São Paulo, Campinas e Curitiba. As apresentações marcaram os 30 anos do Coral.
Neste mesmo ano as Meninas dos Canarinhos cantaram juntamente com os Canarinhos e a Orquestra Filarmônica de Petrópolis a NONA Sinfonia de L. van Beethoven e o Requiem de W. A. Mozart respectivamente no Festival Internacional de Corais – Petrópolis e no feriado de 2 de novembro na série “Concertos Espirituais”.
Em 2020, devido a Pandemia, o Coral das Meninas dos Canarinhos manteve suas atividades no formato online. Mesmo assim não deixou de fazer suas apresentações. Nesse período, o Coral das Meninas dos Canarinhos passou a apresentar concertos roteirizados, tendo mais de 150.000 visualizações. Além Além disso, foi convidado a participar de diversos Festivais Nacionais.
Durante as mais de três décadas de existência, apenas três maestros estiveram à frente do coral: a professora Silvia Muniz, o maestro Gilberto Bittencourt e, desde 1998, o maestro Marcelo Vizani.