Notícias do IMCP

20.07.2017

Coral das Meninas dos Canarinhos participa de I Congresso Internacional de Música Sacra

Coral das Meninas dos Canarinhos participa de I Congresso Internacional de Música Sacra

 O Coral das Meninas dos Canarinhos se apresenta no dia 21 de julho, às 18h, na Escola de Música da UFRJ, dentro da programação do I Congresso Internacional de Música Sacra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento acontece entre os dias 20 e 22 de julho e contará com palestras, concertos, mesas redondas e workshops. A entrada é franca para todas as atividades.

“Ter uma movimentação desse porte no Rio de Janeiro é de extrema relevância. Participar com o Coral das Meninas em um concerto é muito importante e, para o IMCP, representa um reconhecimento de um trabalho de muitos anos. Isso traz mais determinação para buscarmos cada vez mais vitórias”, contou o maestro do grupo vocal, Marcelo Vizani.

A temática abordada durante o congresso será a música sacra católica nos séculos XX e XXI, período marcado pelo grande impacto que o gênero musical sofreu com as mudanças nas normas da Igreja e com as transformações socioculturais que remodelaram a relação do homem com a espiritualidade e com o religioso. O foco do evento são os docentes, estudantes, compositores, pesquisadores, maestros, religiosos e o público que tiver interesse no tema. Além da Escola de Música da UFRJ, o auditório da Firjan e a Sala Cecília Meireles também sediam atividades.

O evento também oferecerá workshops, um deles acontecerá no dia 21 de julho, às 16h, na Escola de Música da UFRJ, com um debate com o maestro Marcelo Vizani, com o título “Tradição e renovação: A música sacra no Coral das Meninas dos Canarinhos”. Para Vizani, essa troca de conhecimento é valiosa e determinante na vida não só das meninas, mas de todo o público presente. “Não é interessante ficar só no seu mundo de conhecimento. Durante o Congresso, faremos uma grande troca de experiências com diferentes coros e com profissionais qualificados. Compartilhar o que sabemos e aprender com o próximo é sempre muito valioso”.


Para participar do evento, é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível no site na UFRJ e entregá-la diretamente ao setor Artístico da Escola ou através do e-mail: artístico@musica.ufrj.br

Serviço

Escola de Música da UFRJ: Rua do Passeio, nº98 – Lapa

Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN): Avenida Graça Aranha, nº 1 – Centro

Sala Cecilia Meireles: Rua da Lapa, nº47- Lapa

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil

Curta nossos canais oficiais


Compartilhe!

2011 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.