Notícias do IMCP

21.10.2017

Coral dos Canarinhos de Petrópolis participa do Circuito Imperial de Coros

Coral dos Canarinhos de Petrópolis participa do Circuito Imperial de Coros

 No mês de outubro, comemora-se os 500 anos da Reforma Luterana. Para dar voz à celebração, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis se apresenta ao lado de dois organistas da Igreja Luterana, Thiago Tavares e Eduardo Fernandes, pelo Circuito Imperial de Coros. O evento será no dia 21 de outubro e os meninos cantam na Igreja Luterana, que fica localizada na Avenida Ipiranga, às 19h. Os encontros musicais do circuito têm entrada gratuita.

Com um repertório variado, o maestro do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt considera a participação nesta celebração uma grande honra para o coral. “Esse é um evento de grande importância e, com certeza, o Coral dos Canarinhos não poderia ficar de fora dessa celebração. Reconhecemos que Martinho Lutero foi um dos grandes pensadores da humanidade que proporcionou outro caminho na história e na religião. A expectativa é que tenhamos um bom público onde apresentaremos melodias escritas por Martinho Lutero e harmonizadas por Bach, tanto para coral como para órgão solo”, comenta.

A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero que através de suas 95 teses protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana. Este movimento propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana. Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, que se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria.

Os organistas da Igreja Luterana, Thiago Tavares e Eduardo Fernandes, que também participarão da apresentação, acreditam que será um momento especial. “É uma honra participar junto ao Coral dos Canarinhos, um coro de alta qualidade, desta data especial para os Luteranos. Sem dúvida, a escolha do coro foi pela excelência e renome. Esperamos um concerto de alto nível para coroar as comemorações dos 500 anos da reforma protestante. A expectativa é a melhor possível, esperamos que seja um momento de júbilo para todos nós e uma data para ficar na memória”, comenta.

O Circuito Imperial de Coros surge com o objetivo de valorizar uma expressão artística que faz parte da história da cidade: a música erudita. Considerada berço dos corais, Petrópolis tem hoje mais de 100 grupos neste segmento. O evento realizará apresentações no Palácio de Cristal, no CEU da Posse e no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes e contará com apresentações mensais, realizadas sempre nos três primeiros sábados de cada mês.

Serviço

Mais informações sobre as atividades do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis podem ser consultadas no site www.canarinhos.com.br, pelo Facebook http://fb.com/canarinhosdepetropolis ou pelo telefone: (24) 2104-4141.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil

Curta nossos canais oficiais


Compartilhe!

2011 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.