Notícias do IMCP

15.10.2013

Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis completa 25 anos

Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis completa 25 anos

 Criado em 1988 pelo Frei José Luiz Prim, o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis completa 25 anos esse mês, dando formação musical de alta qualidade para meninas e adolescentes. Para comemorar, no dia 20 de outubro, as meninas se apresentarão em uma missa especial, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Após a missa, a Comissão de Pais prepara um almoço festivo. Os convites para o almoço custam R$ 15 e podem ser adquiridos a partir deste domingo na Igreja do Sagrado, após a missa das 10h, e de segunda a sexta-feira das 8h às 18h na sede do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, na Rua Santos Dumont, 355, no Centro. O cardápio do almoço já foi definido: arroz branco, arroz de palmito com crispe de presunto, filé de frango ao molho de 4 queijos, lombinho com molho de abacaxi, guarnição a francesa, farofa de ervas finas e salada verde com melão boleado. Bebidas e sobremesas serão cobradas à parte.

O dinheiro arrecadado com o almoço será somado ao caixa da Comissão de Pais, que lança mão dos recursos para financiar viagens e outros projetos do coral. Um dos projetos que será custeado com a verba é a gravação do primeiro CD das Meninas dos Canarinhos, regidas pelo maestro Marcelo Vizani Calazans.

Marcelo Vizani rege o coral desde 1998, e também iniciou seus estudos musicais no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. "Tenho muito orgulho de ter sido menino cantor. A gente costuma falar que uma vez canarinho, sempre canarinho. É isso que sinto", conta Vizani, que se enche de orgulho ao falar do grupo. "Hoje tenho a honra de estar à frente do coral das meninas, completando 25 anos. Temos meninas que já estão fazendo composição, outras fazendo canto. Isso mostra a perpetuação do nosso trabalho", acrescenta o maestro. A formação musical das meninas inclui teoria, ritmo, percepção, solfejo e canto coral, além de seu repertório extremamente amplo composto por música sacra, folclórica e popular.

Atualmente, 56 meninas compõem o coro e mais 10 meninas entre oito e nove anos se preparam para integrá-lo. Esse tempo de preparação ajuda a amadurecê-las. "Elas ficam um ano inteiro estudando leitura musical, solfejo, formação na parte teórica de uma forma geral, técnica vocal e flauta", explica o maestro.

Durante esses 25 anos, apenas três maestros estiveram à frente do coral, que já viajou para Portugal e esteve em diversas regiões do Brasil. Essas turnês artísticas são fundamentais na formação dessas jovens. Além de levar sua música, as meninas são incentivadas a conhecer a cultura dos locais visitados.

Tradicionalmente o coral canta a liturgia, participando dois domingos por mês da missa das 10 horas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Porém o coro também transita pelo erudito. "Temos os grandes eventos. Por exemplo, fomos um dos corais do Projeto Aquarius, cantando a Sinfonia dos MIL. Eram mil pessoas no palco na praia, cantando nesse projeto. Também temos no nosso repertório as canções de Brahms, que são para harpa, coro a vozes iguais e duas trompas, e A Cerimony of Carol’s, de Benjamim Britten, para coro e harpa, entre outros", enumera Vizani.

A música popular também tem espaço no repertório das meninas. O projeto MPB em Conversa vem falando sobre o ciclo da música popular brasileira com a sua história e também a sua parte musical. Elas participam ainda do Tour da Experiência, onde a história de Petrópolis é falada e cantada pelo Coral das Meninas dos Canarinhos.

Voltar


Instituto Meninos Cantores de Petrópolis | Telefones: 55 (24) 2104-4100 e 55 (24) 2104-4141
Rua Santos Dumont - 355 - CEP: 25625-090 | Petrópolis - RJ - Brasil

Curta nossos canais oficiais


Compartilhe!

2011 - Instituto dos Meninos Cantores de Petropólis | Todos os direitos reservados.