Coral Cantus Firmus canta na Igreja do Sagrado
No dia do Aniversário do Coral dos Canarinhos, 15 de agosto, nosso Instituto ganhou um grande presente por ocasião dos seus 82 anos. Recebemos na casa mãe dos Canarinhos, a Igreja do Sagrado, a visita do prestigiado Coral Cantus Firmus que veio do Distrito Federal, Brasília.
O Coral brasiliense irá participar neste final de semana como Coral convidado do II Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro, mas nesta quinta-feira, eles subiram a serra para conhecer a cidade Imperial e fazerem uma apresentação juntamente com o Coral dos Canarinhos.
Os anfitriões abriram a noite com duas canções, Laudate Dominum de Pitoni e Verde Mar de Navegar de Capiba e Duda. Depois, os convidados, regidos por sua Maestrina Isabela Sekeff, tomaram frente na Igreja do Sagrado e fizeram uma emocionante apresentação. Com um repertório eclético, foram de cantos norte-americanos contemporâneos a uma belíssima Lacrimosa da Missa de Réquiem Osum do cubano Calixto Álvarez, uma canção que mistura o Latim com a língua Iorubá. Um espírito de oração tomou o espaço quando cantaram uma belíssima versão da Ave Maria do espanhol Josu Elberdin.
No final da noite, os dois Corais uniram-se para cantarem a Bênção de São Francisco, musicada na língua inglesa pelo britânico John Rutter. A Maestrina Isabela externou a grande alegria e honra de poder se apresentar em Petrópolis e, por feliz acaso, juntamente com o Coral dos Canarinhos.
Frei Marcos Antonio de Andrade, Presidente do IMCP, emocionado com a belíssima apresentação, agradeceu ao Cantus Firmus por esse rico presente de aniversário que os Canarinhos receberam neste dia! Isabela terminou a apresentação puxando os Parabéns aos Canarinhos e convidando o Coral para visitarem a terra mãe do Coral Cantus Firmus, Brasília!