Logo Canarinhos

Coral das Meninas dos Canarinhos canta na Festa de Frei Galvão, em Guaratinguetá

Frei João Manoel Zechinatto
Icone botão calendario
23/10/2023
Coral das Meninas dos Canarinhos canta na Festa de Frei Galvão, em Guaratinguetá

Neste último final de semana, 21 e 22 de outubro, o Coral das Meninas dos Canarinhos cantou na cidade natal do Primeiro Santo Brasileiro, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. Pela primeira vez no Santuário de Frei Galvão, o Coral das Meninas dos Canarinhos, que completou 35 anos neste mês de outubro, fez-se presente na Novena em preparação da Festa deste Santo Franciscano.

No sábado, 21 de outubro, às 16h30, o Coral das Meninas, regido pelo seu Maestro Marcelo Vizani, se apresentou no palco da área externa do Santuário. O Concerto, encantou os presentes com um repertório de músicas sacras e populares brasileiras. A tarde no Santuário de Frei Galvão foi intensa, mais de trinta ônibus de romeiros passaram pelo local naquele período. Os fiéis que saíram da missa das 15h foram brindados com a presença do Coral das Meninas que com sua música e arte proporcionou um excelente espetáculo. 

"Neste ano em que nosso Coral completa 35 anos é uma alegria podermos estar neste final de semana na terra do Primeiro Santo nascido no Brasil; e que, por sinal, é franciscano", disse o Maestro Marcelo Vizani aos presentes. Ele também disse: "muitos pensam que nossa juventude não tem futuro, mas hoje, com o nosso Coral, queremos através da juventude de nossas coralistas transmitir a força de um futuro melhor que pode ser construído com a música e com a arte", ao que foi aplaudido pelos presentes.

Terminado o Concerto, as Coralistas se prepararam para cantar na liturgia do Sexto dia da Novena em preparação da Festa de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão. A Celebração ocorreu às 19h30 e foi presidida pelo Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade. Concelebraram os frades da Fraternidade do Santuário e outros presbíteros presentes, também alguns frades estudantes do tempo da teologia estavam neste dia no Santuário e participaram da celebração.

No programa da missa estavam os cantos compostos pelo saudoso Frei José Luiz Prim em honra de Frei Galvão. Nas partes fixas, os cantos da Missa em F de J. L. Battman. Após a Comunhão, o Coral cantou a Música "Anima Christi" de Marco Frisina.

O Reitor do Santuário, Frei Diego Atalino de Melo, agradeceu a presença das Meninas dos Canarinhos na Festa de Frei Galvão. Nas pessoas do Maestro Marcelo Vizani e de Frei Marcos, Frei Diego externou: "quero agradecer, profundamente a presença fraterna do presidente da nossa celebração, Frei Marcos. E também, claro, às nossas Meninas dos Canarinhos e ao seu Maestro, Marcelo Vizani. O nosso muito obrigado por vocês nos ajudarem a rezarmos melhor neste dia. Que Deus abençoe sempre a missão de vocês, levem de todo o nosso Santuário a nossa gratidão e o nosso ‘até logo’!”

O Coral, a convite de Frei Marcos, encerrou a celebração cantando a Bênção de São Francisco, tirada do Livro dos Números, musicada pelo britânico John Rutter. Na despedida, o Coral cantou o Salmo 150 musicado por Ernani Aguiar.

Visita a Fazenda da Esperança

Na manhã do sábado, 21 de outubro, o Coral das Meninas dos Canarinhos visitou a Fazenda da Esperança, na cidade de Guaratinguetá. Cidade em que foi fundada essa ação evangelizadora há 40 anos por Frei Hans Stapel, que tem como missão o acolhimento e tratamento de dependentes químicos.

O Coral das Meninas, foi acolhido pelos recuperandos da Fazenda na Igreja do Mosteiro Mater Christi, das irmãs Clarissas, que fica dentro de uma das fazendas. As Meninas puderam aprender um pouco da missão dessa instituição e ouvir alguns emocionantes relatos de membros da Fazenda. Em sinal de gratidão pela acolhida, o Coral cantou algumas canções para os presentes.

Logo depois, as coralistas conheceram as Irmãs Clarissas, que neste ano completam 25 anos de fundação deste Mosteiro. Puderam aprender um pouco da forma de vida das Irmãs e tiraram muitas dúvidas que tinham a respeito da Ordem de Santa Clara e do cotidiano da vida de uma irmã clarissa. Por fim, as meninas puderam conhecer os espaços externos da Fazenda, bem como suas atividades e trabalhos.

 Domingo no Seminário Frei Galvão

O compromisso do Coral das Meninas no domingo, dia 22 de outubro, foi no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). O Seminário, que no ano passado recebeu a visita do Coral dos Meninos, neste ano, em preparação a Festa de Frei Galvão, recebeu o Coral das Meninas, que pela primeira vez cantou nesta fraternidade.

As coralistas chegaram logo pela manhã, trazidas pelas famílias de Guaratinguetá, que as acolheram nestes dias. Fizeram um aquecimento com o Maestro Marcelo Vizani e conheceram um pouco das dependências do local. O compromisso seria cantar na tradicional missa dominical do Seminário, às 9h30.

A celebração foi presidida por Frei Marcos Antonio de Andrade. Em sua homilia, o celebrante, refletindo sobre a passagem do Evangelho de São Mateus (Mt 22,15-21) em que Jesus faz sua famosa afirmação “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22,21), disse: “Hoje, nosso Coral aqui presente, quer ser um sinal vivo de que, com a música, podemos oferecer aquilo que é próprio de Deus e queremos, em um mundo tão conturbado por discórdias e guerras, sermos sinais da Paz e da Esperança. Membros do Corpo de Cristo que é a Igreja, cada um de nós precisa se responsabilizar por sermos atuantes em um mundo tão necessitado daquilo que é o sonho de Deus para os seus filhos e filhas!”

Após a Celebração, o guardião da Fraternidade, Frei João Francisco da Silva, agradeceu a presença do Coral das Meninas no Seminário e já deixou o convite para que voltem mais vezes! Também convidou os fiéis presentes para participarem de uma Apresentação que seria feita na sequência. O Maestro regeu o Coral com um variado repertório que deliciou a todos.

No final da manhã, as Coralistas tiveram a oportunidade de conhecer os espaços do Seminário e ter um momento de lazer e diversão nos jardins perto da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

A viagem terminou com um delicioso almoço preparado pela Fraternidade do Seminário. Logo após, o Coral retornou para Petrópolis. Todos Alegres e gratos por este incrível final de semana com muita música, aprendizados e podendo levar em frente a missão do nosso Instituto aos ouvidos e corações do Brasil!