81 ANOS do Coral dos Canarinhos!
Hoje, o Coral dos Canarinhos celebra mais um ano em sua história. 81 anos!
Na manhã do dia 15 de agosto de 1942, Frei Leto Bienias, acompanhado de frades e meninos da Escola Gratuita São José, cantavam o Intróito da Missa da Assunção de Nossa Senhora: “Apareceu no céu um grande sinal”, o famoso “Signum Magnum”. Mal sabiam eles, no entanto, que a história iniciada naquele dia seria também um “grande sinal” que da Igreja do Sagrado, em Petrópolis, iria percorrer o Brasil e o mundo levando o Canto Coral a tantos horizontes, igrejas e palcos!
A primeira menção do Coral, iniciado naquele dia, feita pelos frades do Sagrado, apareceria alguns meses depois nas Crônicas do Convento. O cronista os descreve como um “grupo de meninos que têm encantado, parecem pequenos sabiás cantando”. Mas não seria como “sabiás” que esses meninos seriam conhecidos, a alcunha que os marcaria veio de uma batina amarela usada numa Missa de primeira comunhão, “pareciam canarinhos”. E o nome pegou: o “Coral dos Canarinhos”, e mais, o “Coral dos Canarinhos de Petrópolis”.
E nossa missão, espelhada na motivação dos frades alemães do passado, continua sendo a mesma, a de que a educação integral, e de qualidade, é a maior arma na transformação dos jovens e da sociedade. Com a música, a arte e a cultura queremos oferecer a todos os nossos coralistas esse “grande sinal” de uma educação pautada na harmonia, tanto das melodias que deles emergem, como também da reflexão e do pensar, que moldam suas vidas e transformam o seu viver.
É por isso, que para nós, além dos fatos do passado, nossa maior e mais bela história são os inúmeros “Canarinhos” que, ao longo de 81 anos, tiveram suas vidas marcadas e transformadas por este Coral. Se nossa música foi semente boa que germinou e frutificou, temos a feliz certeza do bom êxito de nosso trabalho!
Feliz 81 anos, Canarinhos! E que venham muitos mais!
Fraternalmente, Equipe IMCP.