Logo Canarinhos

Comemorações dos 82 Anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis

Frei João Manoel Zechinatto, OFM
Icone botão calendario
19/08/2024
Comemorações dos 82 Anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis

Os frades alemães que restauraram a Província da Imaculada tiveram grande preocupação com a educação em sua ação evangelizadora. Na cidade de Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro, não foi diferente! A Escola Gratuita São José e o surgimento da Editora Vozes são provas de uma evangelização que compreendia a formação educacional como uma das respostas do tempo para uma melhor vivência do carisma franciscano. Do complexo da Igreja do Sagrado, no centro da cidade, surgiram múltiplas ações desempenhadas pelos frades no processo de reflorescimento da vida de nossa Província, no início do Séc. XX.

Um belo capítulo dessa história se deu na Escola Gratuita São José quando Frei Leto Bienias, instigado pelo diretor do colégio Frei Ático Eyng, formou um coral com os alunos e os frades para cantar a liturgia na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no ano de 1942. Não era uma completa novidade os alunos da Escola cantarem a liturgia e nem também os frades. A novidade estava no empenho que Frei Leto deu à preparação daquela celebração e ao que Frei Ático estava incentivando: a formação de um Coral com dedicação intensa à música e ao canto sacro. Como se dá na vida, foi só com o passar do tempo que os frades perceberam que aquela celebração da Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto de 1942, entraria para a história como a data de fundação do Coral de Meninos que hoje é o mais antigo em funcionamento no Brasil: os Canarinhos de Petrópolis!

E ali surgia também uma dupla missão que está na essência dos Canarinhos: uma formação educacional integral através da música e da arte e o serviço de cantar a liturgia com primor e excelência. Com o passar dos anos, a missão do Coral ajudou a manter viva a rica tradição do canto coral sacro para a Igreja do Brasil. Essas são algumas tônicas do Canarinhos, um Coral que é patrimônio de todos os frades da Província da Imaculada, que 82 anos após sua fundação, continua apostando neste projeto como uma de suas ações evangelizadoras!  

 

Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria

Seguindo a tradição histórica de celebrar seu aniversário na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. No domingo, dia 18 de agosto, a família canarinhos reuniu-se na casa mãe do Coral, a Igreja do Sagrado, para na tradicional missa das 10h, que é carinhosamente conhecida entre os petropolitanos como a “Missa dos Canarinhos”, celebrarem as graças alcançadas em mais um ano de história!

Como canto inicial, cantaram o Introito dessa solenidade mariana, o famoso Signum Magnum, tirado do Livro do Apocalipse de São João: “Apareceu no céu um grande sinal, uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés...” (Ap 12,1). A atual formação do Coral recebeu no dia do seu aniversário os antigos Canarinhos, os quais, uniram-se para louvar o Senhor nesta data tão especial também em suas histórias; interligadas com a história do Coral que marcou suas vidas. 

Presidiu essa celebração o Presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis e Definidor Provincial, Frei Marcos Antonio de Andrade. No início da celebração, o frade acolheu todos os que ali se encontravam, de modo especial, aqueles que vinham para celebrar os 82 anos do Coral dos Canarinhos. O Coral foi regido pelo seu Maestro Marco Aurélio Lischt, que neste ano completou 26 anos à frente do Coral. No programa, a Missa em Honra da Virgem Maria do frade americano, Owen da Silva, OFM, que foi executada, impecavelmente. Destaque também para o canto “Nigra sum” de Pablo Casals e o “Ave Maria” de Tomas Luis da Victoria.

Em sua homilia, Frei Marcos iniciou dizendo que esta é uma das mais antigas e importantes festas marianas e embora o dogma tenha sido proclamado só no ano de 1950, já há muitos séculos tornou-se costume celebrar esta Solenidade na Igreja. Disse ele: “Maria foi a mulher que deu à luz o Salvador, Jesus Cristo. Nós, no dia de hoje, somos chamados a gerarmos o mesmo Cristo em nossas vidas. Esse é o convite feito à toda a Igreja. Quando agimos segundo o Evangelho do Senhor, somos aqueles que mantêm viva a mensagem do Ressuscitado! O que hoje celebramos é a certeza de que os que assumem a missão do Senhor, são também assumidos por Ele. Assim foi Maria, assumiu em tudo a missão de Deus e por Ele foi assumida. A experiência de Maria é a experiência íntima da ressurreição do seu Filho!”.

Depois, fazendo uma alusão ao Coral, disse o frade: “Maria vai, apressadamente, à casa de sua parenta, Isabel. Vai para servir, coloca-se em prontidão e em gesto de humildade. O caminho apontado por Jesus é o mesmo que Maria seguiu, um caminho de serviço e, por isso mesmo, um caminho de felicidade plena. E diremos nós: um caminho de glória! Ser um Canarinho é ser servidor. É estar pronto para servir. É desprendimento. É um intenso serviço que nos torna servidores de uma grande missão: apontar a glória de Deus, cantar essa glória e ajudar que todo o povo faça a mesma experiência do Sagrado através da música, da arte e da beleza!” Agradeceu, dizendo: “Obrigado a todos os Canarinhos, a todos os seus familiares e a todos que nos apoiam nesse serviço e nessa missão. Essa história é de todos nós!”

E concluiu dizendo: “Fazer o caminho da memória é fazer o caminho da história. É lembrando quem fomos que melhor compreenderemos quem somos e assim, poderemos olhar para o futuro e construiremos da melhor forma possível o que há de vir!”

Ao final da celebração, Frei Marcos fez os agradecimentos por essa tão bela celebração e também a todos e todas que ajudam a tornar possível a missão do Instituto dos Meninos Cantores, em especial, à Gestora do IMCP, Rose de Mello, ao Maestro do Coral dos Meninos, Marco Aurélio Lischt e ao Maestro do Coral das Meninas, Marcelo Vizani, também presente na celebração. Por fim, convidou a todos para cantarem os Parabéns aos Canarinhos.

 

 Confraternização no ITF

A celebração de um aniversário é uma ocasião especial de reunir a família e os amigos no intuito de agradecer e poder brindar a vida. Não é diferente para os Canarinhos de Petrópolis! Terminada a Eucaristia, a família Canarinhos reuniu-se no Instituto Teológico Franciscano para um almoço festivo dos 82 anos do Coral dos Meninos. Mais de 200 pessoas estiveram presentes neste rico momento em que tantos amigos e amigas puderam se encontrar e desfrutar de um agradável e propício momento de partilha e de convivência. A alegria e a animação não faltaram nessa confraternização. Depois de servido o almoço, os presentes cantaram uma variada seleção de músicas tradicionais da história do Coral e que habitam na rica memória destes coralistas de sempre.

Quando algo nos marca, levamos esse algo dentro de nós: em nossa memória e em nossa vida. Sempre que possível, revisitamos isso que nos desperta, isso que pulsa em nós. Assim são os momentos de celebração do Coral dos Canarinhos, poder reunir e viver isso que condensa a história pessoal de cada Canarinho, isso que ajudou cada jovem a voar pelo mundo. E esses encontros são sempre oportunidades para cantar e bradar: Canarinhos para sempre!